Um guia prático de manutenção de piscina

manutencao de piscina

Sua piscina precisa de manutenção regular. É por isso que vale a pena desenvolver uma forte compreensão básica do tratamento de piscina assim como também os fundamentos da manutenção da piscina.
Quando você souber como sua piscina funciona, as melhores maneiras de cuidar dela e como planejá-la, você estará pronto para resolver praticamente qualquer problema de piscina em potencial que surgir em seu caminho.
A base do cuidado eficaz da piscina baseia-se em três conceitos simples, mas importantes: circulação, limpeza e química.

1. Boa Circulação de Água

Mesmo que você nunca tenha pisado em uma reunião de escoteiros quando criança, provavelmente sabe que a água estagnada e parada é (para usar um termo de nossa própria infância) grotesca ao máximo. Na sua piscina, como ao ar livre, a água em movimento é mais limpa, clara e segura. A circulação adequada da piscina é fundamental para uma natação saudável e segura.
Uma piscina com boa circulação raramente apresenta problemas como água turva ou infestação de algas na piscina. Mantenha sua bomba e sistema de filtro funcionando diariamente para maximizar a circulação.
Quanto tempo você deve executar sua bomba de piscina? Idealmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas como isso não é viável para o orçamento ou equipamento de todos, recomendamos que você use seu filtro pelo menos 10 a 12 horas por dia. Isso vai virar a água algumas vezes e ajudar a manter sua piscina segura e limpa.
O outro componente chave para uma boa circulação da piscina é frequentemente a retrolavagem do filtro. Esse processo reverte o fluxo de água através do filtro e desviar a água suja e os contaminantes acumulados para a porta de resíduos, transportando-os para fora da piscina. Se você não tem certeza de como limpar um filtro de piscina, é imperativo aprender e torná-lo parte de sua rotina regular de cuidados com a piscina.

2. Um cronograma de limpeza da piscina

Se tiver circulação adequada, você já facilitou muito a limpeza da sua piscina. Mas você ainda precisará aplicar uma boa e velha graxa de cotovelo. As ferramentas básicas que você vai precisar são:

Tanto a mãe Natureza quanto as pessoas que usam sua piscina trazem todos os tipos de impurezas para ela, de folhas, mofo, resíduos de shampoos, perfumes e produtos para o cabelo.
Adicione os riscos de contaminação bacteriana e a limpeza da sua piscina torna-se uma parte absolutamente essencial para uma natação segura.

Limpe, escove e aspire sua piscina semanalmente, no mínimo. Isso manterá os detritos fora da água e suas paredes ficarão limpas. A pasta de bicarbonato de sódio funciona particularmente bem como um limpador básico que não danifica azulejos delicados ou um revestimento de vinil quando você escova.
Um limpador de piscina automático pode reduzir significativamente o tempo de limpeza da piscina. Não eliminará a necessidade de roçar e escovar regularmente, mas tornará as duas tarefas mais fáceis, liberando você para passar o tempo aproveitando sua piscina em vez de limpá-la.
Você também pode facilitar sua vida de limpeza com algumas adições pouco ortodoxas à sua piscina. Jogue algumas bolas de tênis na cesta do skimmer, ou até mesmo na piscina, e elas absorverão os óleos da superfície deixados pelo bronzeador, cosméticos, etc.

3. Equilibrando a química da água

A química da piscina pode parecer intimidante e complicada, mas você não precisa se preocupar. Embora seja uma parte essencial da manutenção eficaz da piscina e dos cuidados com a água, a química básica da piscina é surpreendentemente direta.
A ferramenta mais importante em sua bolsa de truques de cuidados com a água é o seu kit de teste de água. Você não temperaria seu ensopado sem prová-lo. Portanto, antes de pegar os produtos químicos, faça alguns testes de água da piscina. Entender o que está em sua água e o que não está é o primeiro passo para equilibrá-la.
As três partes mais importantes da química da água da piscina são:
Níveis de pH: A medida de quão ácida ou básica é a água da sua piscina. Baixos níveis de pH são ácidos, enquanto altos níveis são básicos. O intervalo ideal para a sua piscina é de 7,4 a 7,6.
Alcalinidade: Funciona como um tampão de pH e ajuda a evitar grandes picos de basicidade ou acidez. A faixa ideal é de 100 a 150 partes por milhão (ppm). E você pode usar bicarbonato de sódio para aumentar o nível de alcalinidade da sua piscina.
Níveis de desinfetante: A quantidade de cloro, bromo, etc. na água da piscina. Os níveis adequados variam dependendo do tipo de desinfetante que você escolher.
Depois de conhecer seus níveis de pH, alcalinidade e desinfetante, você pode começar a adicionar produtos químicos para ajustar o equilíbrio da água. Tome seu tempo, siga todas as instruções e certifique-se de saber o que cada produto químico faz e como isso afetará a água e as pessoas que nadam nele antes de adicioná-lo.

Crie um cronograma de manutenção

À medida que você aprende mais sobre sua piscina e como cuidar dela, sua lista de tarefas pode começar a parecer um pouco intimidante. A criação de um cronograma de manutenção da piscina facilita a organização e garante que tarefas importantes não passem despercebidas.
Anote o cronograma de manutenção da piscina e cole-o na parede, na geladeira ou até mesmo em algum lugar próximo à sua piscina. Se outras pessoas da casa estiverem disponíveis em determinados dias para fazer algumas das tarefas simples de manutenção, anote um nome ao lado de cada tarefa e compartilhe a carga de trabalho.

Considerações finais

Possuir uma piscina é uma das maneiras mais gratificantes de se divertir ao sol em casa. Sim, ele precisa de cuidados regulares, mas isso não significa que você passará a vida algemado a um vácuo ou brincando com seu conjunto de química.
Na verdade, quando você sabe como sua piscina funciona, entende os cuidados que ela precisa e planeja com antecedência, você pode se orgulhar de suas proezas no cuidado da piscina. Você desfrutará não apenas do seu mergulho, mas da tranquilidade que vem com a manutenção regular e completa da piscina.

Comments are closed.