Campos do Quiriri, SC

Campos do Quiriri

Hoje no #GuiaMandiali conheceremos o Campos do Quiriri. E aí, vamos de aventura?

 

campos do quiriri

Campos do Quiriri é uma região de altitude localizada no Nordeste de Santa Catarina, na divisa com o Sudeste do Paraná. Entre os campos e vales de altitude há cerca de 30 cumes, com altura entre 1.300 a 1.580 metros.
Lá no alto há inúmeras trilhas e mirantes onde é possível avistar o mar e as cidades da planície costeira, como Joinville, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, além da Baía da Babitonga e as montanhas vizinhas.
O local faz parte de uma Área de Proteção Ambiental, que compreende partes dos municípios de Campo Alegre, Garuva e Joinville. O nome Quiriri na língua tupi guarani significa “Silêncio Noturno”.

Como é a visitação?

 

campos do quiriri

 

É possível visitar o Campos do Quiriri em qualquer época do ano, porém existem algumas diferenças em se visitar no inverno ou verão.No inverno faz muito frio lá no alto das montanhas e os dias são mais curtos, o que deve ser considerado se for fazer um bate volta.
No verão faz mais calor e sempre tem um vento para amenizar e os dias são mais longos.
Por índices históricos, os meses menos chuvosos são no inverno, entre abril e agosto, mas nada garantido
A estrada de acesso nos últimos 5 km, é de terra e bastante íngreme, só acessível com 4×4 e mesmo assim, com barro, será difícil.
O mesmo acontece com as trilhas que ficarão bem mais pesadas e escorregadias com o terreno molhado.
Independente da época, a região do Alto Quiriri possui seu próprio microclima, muito peculiar, semelhante ao dos cânions da Serra Geral, pelas bruscas diferenças de altitude.
Pode ter sol e céu azul e de repente, tudo ficar encoberto por um nevoeiro, chamado de “viração”. Isso pode comprometer a navegação visual e fazer o aventureiro se perder.

 

campos do quiriri

 

Acesso e percurso

O principal acesso ao Alto do Quiriri é por Campo Alegre, pela estrada que leva aos distritos de Bateias de Baixo e Bateias de Cima. A distância da cidade até o último ponto acessível de 4×4 é de 60km.

Deste percurso, saindo da cidade de Campo Alegre haverá 16km de rodovia pavimentada até uma encruzilhada para frente de Bateias de Baixo. A partir dai são 42km de estrada de terra, sendo que os últimos 6km são bastante íngremes e pedregosos, acessíveis somente com veículos 4×4.

O caminho é bem sinalizado, com placas indicativas, porém o ideal é baixar o mapa off-line ou o aplicativo do Wikiloc e colocar “Pedra do Quiriri” como destino.

O ponto mais alto onde chega de carro já desvenda uma vista maravilhosa, até onde ocorre o passeio 4×4, oferecido pela Travelum.

A partir do mirante é possível seguir mais 1km de carro, junto a uma mangueira, onde começam as trilhas que levam a várias atrações no Alto dos Campos do Quiriri, como a Pedra da Tartaruga.

Anteriormente o acesso aos Campos do Quiriri, que é composto de propriedades particulares estava liberado. Mas por conta de vandalismo em alguns locais, o acesso passou a ser controlado.

Atualmente é necessário pegar a autorização de entrada e pagar uma taxa no valor de R$20. A autorização pode ser adquirida com a Travelum Turismo, responsável pela gestão de acesso. Na estrada de acesso há uma porteira, onde haverá um guarda controlando ao acesso.

 

O que fazer nos Campos do Quiriri: principais atrações

 

campos do quiriri

 

Pedra do Quiriri

A Pedra do Quiriri é o primeiro cume para quem chega a partir de Campo Alegre. Do local, entre as pedras já se tem belas vistas panorâmicas de uma vasta área montanhosa.
Este é o ponto final dos passeios 4×4 com piquenique e pôr do sol oferecidos pela Travelum. Fica á beira da estrada com acesso 4×4.

Pedra da Tartaruga – Garuva

A Pedra da Tartaruga é como o nome sugere tem o formato do animal, e conforme o ângulo que é avistada a montanha rochosa. É uma das trilhas mais procuradas dos Campos do Quiriri.
A Cabeça da tartaruga é o ponto preferido para fotos com o mar de nuvens ou vista do vale da região de Joinville lá em baixo. Porém o corpo da tartaruga é a parte mais alta do pico rochoso.

A partir do ponto onde fica o 4×4 são 6,5km de caminhada (13km ida e volta) em terreno ondulado. Na base da tartaruga há bons lugares para acampar, mas não há estrutura e nem ponto de água.

Pico do Bradador

O Pico do Bradador tem 1530m de altitude e é bastante conhecido por abrigar algumas antenas que fazem medições meteorológicas no topo. Fica no caminho da trilha da Pedra da Tartaruga para quem vai por Campo Alegre.

Monte Padre Raulino

Com 1480m, o Monte Padre Raulino fica entre a Pedra da Tartaruga e a nascente do Rio Quiriri.

Monte Crista – Garuva

Com acesso por Garuva, o Monte Crista tem 927m de altitude, bem mais baixo em comparação aos outros, porém a trilha sai praticamente do nível do mar (4h de caminhada).

Pedra do Picolé

A pedra do Picolé é uma formação rochosa curiosa que fica na região do Monte Crista a 3h de caminhada a partir do Crista.

Cachoeira do Quiriri

Com aproximadamente 100m de altura é a maior cachoeira do Alto Quiriri. O acesso é por baixo, pela estrada do Baixo Quiriri e a trilha de 7km (ida e volta) é difícil, sendo boa parte entre as pedras do leito do rio.

Marco da Divisa

Construído em 1919, o Marco da Divisa é um monumento de 4m de altura que demarca a divisa seca entre os estados de Santa Catarina e Paraná no alto do Quiriri.

Pico Araçatuba

Com 1673m de altitude, o Pico Araçatuba é a montanha mais alta da região sudeste do Paraná, quase divisa com o estado de Santa Catarina, no Alto do Quiriri. A trilha de ascensão tem 4km (8km ida e volta a partir do Parque Araçá, em Tijucas do Sul).

campos do quiriri

Referências: Travelum, Viagens e Caminhos, Wikiloc.
Fotos por Jéssica Fontana (@jefontanna)

Confira o post no instagram! Instagram Camping Curitiba e Facebook Camping Curitiba
Nosso para compras é www.campingcuritiba.com.br
Para conhecer um pouco mais sobre o Grupo Mandiali pode acessar nosso Instagram e Facebook, e nosso site para compras www.mandiali.com.br

Comments are closed.