Você deve concordar comigo, manter uma casa organizada nem sempre é fácil não é mesmo?
É, eu sei bem. Tenho vivido de forma “desorganizada” a muito tempo, mas finalmente me dei conta que se eu organizo o meu ambiente, eu organizo a minha vida consequentemente.
E foi nessas dicas que encontrei 3 formas diferentes para que eu alcançasse o meu objetivo, e funcionou assim que defini qual era o melhor para mim.
Já adianto que o ultimo método foi o minha inspiração.
Neste artigo você irá encontrar 3 métodos valiosos usados por profissionais renomados da área de organização.
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Método FlyLady
O método FlyLady foi fundado por Marla Cilley.
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Dê a devida atenção à regra dos 15 minutos
(Qualquer pessoa é capaz de realizar algo concreto e produtivo em 15 minutos).
A autora deste método recomenda tirar esse tempo todos os dias quando for mais conveniente para organizar algum espaço.
- Deixe sua pia brilhando
Nunca deixe uma pia repleta de louças a serem lavadas de um dia para o outro.
Com uma pia sempre limpa e organizada logo pela manhã, seu dia ficará mais feliz, o que a deixará mais motivada a cumprir as outras tarefas de sua rotina.
Mantenha-se arrumada mesmo em casa
Se manter preparada para qualquer evento de última hora que aparecer. Se você sentir que essa regra não é para você, experimente ao menos colocar sapatos especiais. Você verá que fará diferença ao fim do dia!
Pratique o desapego
Em sua dias, o metodo pede para que você faça uma busca ainda mais aprofundada em todos os cômodos até encontrar os itens de desapego.
Ao se livrar dos excessos, você perceberá que a organização ficará aparente com muito mais facilidade e por muito mais tempo.
Respeite suas pausas
As pausas podem ser curtas, mas precisam acontecer. E a regras dos 15 minutos pode ser muito bem aproveitada por aqui: assim que o cronômetro apitar você retorna à limpeza.
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Separe sua casa por zonas
Essa talvez seja uma das regras mais importantes do FlyLady e consiste em separar os cômodos de seu lar por zonas. Isso fará com que você veja os cômodos por grupos na hora de arrumar.
A seleção dessas zonas é realizada por cômodos que possuem afinidade entre si: a sala de jantar e a varanda, por exemplo, são espaços de lazer; lavanderia e banheiro, como espaços de limpeza e outros cômodos afins.
Na hora da organização, com tudo separado dessa forma, você perceberá que a limpeza ficará muito mais prática e eficiente.
Siga assiduamente rotinas matutinas e noturnas
A idealizadora do FlyLady recomenda que, pela manhã, você tome café, tire o pijama, arrume a cama, coloque as roupas para lavar e cuide dos animais caso tenha. Já pela noite, a recomendação é que você use a técnica dos 15 minutos para organizar a casa. Quando terminar, ela recomenda que você se dedique a organizar seus afazeres do dia seguinte e cuide de você, com tarefas como leitura, meditação e afins.
Dessa forma, você consegue conciliar a tão difícil tarefa de se dedicar aos afazeres de casa e ainda cuidar de si mesma.
Tenha um diário de controle
Por fim, o FlyLady também recomenda que você tenha um diário de controle, conhecido comoControl Journal e é por ali que você mantenha o controle de todas as suas tarefas, como compromissos, lista de compras, rotina, alimentação da semana, suas metas, sentimentos e até mesmo virtudes.
Além disso, Marla propõe que o caderno seja produzido com o tempo e não inteiramente de uma vez. Dessa forma, ele será adaptado a sua rotina com tarefas e ações que você realmente será capaz de fazer.
Esse diário também é uma forma de você manter o FlyLady em sua rotina e não se esquecer de aplicá-lo em nenhum dia.
Vamos a segunda dica de mais uma profissional para entender a questão.
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Método do Calendário
- Quando falamos sobre como organizar a casa, uma das dúvidas mais comuns diz respeito a frequência de realização das tarefas. Manter os espaços limpos e arrumados, como se sabe, é um trabalho que não tem fim!
Por esse motivo, o método de organização por calendário pode ser um grande aliado para organizar e descomplicar a rotina diária.
Tarefas diárias
Fazer a cama;
Lavar a louça utilizada;
Realizar a limpeza rápida do banheiro(Pia e vaso);
Separar roupa para lavar e as peças que podem ser guardadas;
Providenciar as refeições.
Tarefas semanais
Trocas as toalhas e a roupa de cama;
Fazer a faxina da casa;
Limpar vidros e janelas:
Fazer limpeza pesada do banheiro;
Lavar todas as roupas.
Tarefas quinzenais
Limpar o micro-ondas e o forno;
Limpar ventiladores e/ou filtro de ar;
higienizar a geladeira.
Tarefas mensais
Limpeza geral em guarda-roupas e armários de roupas;
Limpar os armários da cozinha e despensa;
Limpar estantes de livros e objetos geral;
Limpar portas, interruptores e maçanetas.
Tarefas semestrais
Fazer uma análise de roupas, sapatos e acessórios em geral e passar adiante;
Limpar objetos e acessórios de prata.
O método do calendário e muito eficiente para aquelas pessoas extremamente organizadas e que precisam de uma rotina definida.
E ai?
Você se identificou com esse método?
E agora o meu queridinho e queridinho de muita gente…
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Metódo KonMari
Marie Kondo é uma Profissional de organização conhecida mundialmente tanto por seu Best Seller “A mágica da arrumação” quanto pela serie na Netflix “Ordem na casa” ou mesmo pelo famoso Metodo KonMari.
O metodo KonMari consiste em visualizar tudo e em meio a “bagunça”, você escolhe aquilo que mais lhe atrai ou como sugeriu Mari:
“Escolher o que desperta alegria ou o que fala com o seu coração”
Segundo Mari, você deve:
Separar por categorias
Ou seja, comece com roupas, depois livros, papéis e documentos, itens diversos e itens sentimentais. Guarde apenas o que te dá alegria e desapegue do restante. Deixe-os ir!
Quando você faz esse precesso e reorganiza a sua casa, você está preparando todo o ambiente e a sua vida para uma nova fase e uma nova programação. Organizar transforma!
Regras básicas do Metódo KonMari:
- Comprometa-se a arrumar
- Imagine o seu estilo de vida ideal
- Termine o desapego primeiro
- Arrume por categoria e não por localização
- Siga a ordem certa
- Pergunte a si mesmo se isso(item) desperta alegria
No Método KonMari o uso da emoção é primordial para a tomada de decisão em relação a desapegar e organizar.
E para você? É dificil desapegar?